9 de Fevereiro de 2009. O inicio do meu ultimo ano de escola. O ultimo ano para fazer com que tudo o que aconteceu nos últimos 13 anos de minha vida tenham valido a pena. E talvez minha ultima chance de tornar meus anos escolares inesquecíveis.
Passar 13 anos em uma mesma escola pode parecer terrivelmente entediante. Pessoalmente eu posso dizer que os 13 anos que eu passei no Instituto São Tarcísio foram anos dos quais eu farei questão de me lembrar eternamente.
Anos nos quais eu aprendi a amar as pessoas. Anos que me fizeram perceber o quanto algo ou alguém pode ser importante. Anos nos quais eu aprendi a amar duas pessoas que fizeram parte das vidas de meus pais e meus avôs de certa forma, mas que eu nunca soube que fossem se tornar tão importantes pra mim. Tia Edméa e Tia Edna.
Algumas pessoas podem ver a escola como simplesmente um lugar pra se aprender as matérias básicas pra se passar no vestibular. Mas não é. É para isso também, claro, mas talvez o que nós levemos de mais importante dos anos que passamos na escola, principalmente os quatro últimos anos desde a oitava série até o terceiro ano, é como lidar com as pessoas. Não como lidar da forma “tradicional”, mas como torná-las importantes para nós.
São nesses anos que se conhece as pessoas das quais você sempre vai lembrar quando tiver que falar para os seus filhos sobre os seus anos de escola. São essas pessoas das quais você vai sentir saudade quando vir seus netos correndo numa quadra de futsal ou se preparando pra sua festa de formatura na escola. Só lembre-se de fazer com que elas também sintam a sua falta.
Pouquíssimas são as pessoas que podem dizer que não tem boas lembranças de seus tempos de colégio. Podem ser de um amor que você teve quando fazia quinta série e na verdade nem sabia o que era amor, ou das coisas que você e seus amigos costumavam aprontar durante o ensino médio. Não importa o que seja. O que importa é que esses momentos vão marcar nossas vidas enquanto vivermos. São essas lembranças que nos tornam quem nós somos.
Sabe, para algumas pessoas a escola pode ser besteira. Na verdade ela costuma ser até que é chegado o seu ultimo ano. Você se acostuma com a escola e com a maneira com a qual ela funciona da mesma forma, só mudando os personagens. Mas quando se é obrigado a ficar frente a frente com seu futuro, as coisas tendem a se complicar. É assustador perceber que tudo o que se teve certeza de que aconteceria, acontece. É exatamente ai que você percebe que não sabe o que fazer.
Quem nunca teve medo do que estava por vir, não teve certeza do que queria fazer pelo resto da sua vida. Ao longo de todo o ano, todos os alunos do ultimo ano escolar de todo o mundo vão estar se preparando pro seu ultimo ano, pra tomar as decisões que podem mudar completamente o rumo de suas vidas. Só depende de nós mesmos fazer com que tudo isso valha a pena.
É também uma das ultimas oportunidades pra se fazer tudo valer à pena. Amigo que talvez você não veja por um longo tempo, varias coisas que no ano seguinte você não vai mais poder fazer por ter atingido a maioridade.
Então, vivam cada momento de suas vidas como se fosse o ultimo. Faça valer à pena. Não importa se você é um aluno da 5ª série ou do 3º ano do ensino médio, seus anos na escola não serão esquecidos tão cedo. Faça com que cada amigo seu saiba do quanto é importante pra você, dedique seu tempo aos estudos, claro, mas também não deixe que isso consuma todo o seu tempo, sua vida. Você só tem uma chance de aproveitar tudo o que a escola pode lhe oferecer. Não perca essa chance. Não perca a chance de rir com seus amigos, de ter ótimos momentos com eles, de ser feliz. Chances como essas não voltam nunca mais.
0 comentários:
Postar um comentário