Songs for life...

Varias coisas são capazes de despertar os mais diferentes tipos de memórias. Quer sejam elas de fatos que ocorreram e ficaram marcados por todo o resto de nossas vidas ou simplesmente pelos sentimentos que foram “projetados” na musica.
È incrível como algumas musicas são capazes de nos fazerem lembrar de uma pessoa em especial, de coisas que aconteceram conosco ou até mesmo nos fazerem lembrar de coisas que poderíamos ter feito e quem tem a ver com a musica ou coisas que nos disseram e que de certa forma podem ser identificadas em algumas musicas. Falando do meu ponto de vista, não tem como não associar musicas como “Pescador de Ilusões” a feira IST de 2007 e todos os momentos da montagem do vídeo de encerramento. Ou como não pensar em tudo o que me disseram sobre como eu deveria terminar meu “relacionamento” com Maisa ao ouvir frases como “Para longe, este navio está me levando para longe, para longe das memórias das pessoas que se importam se eu vivo ou morro”.
Existem pouquíssimas coisas que me fascinam tanto quanto musica, especialmente por esse poder de dizer exatamente o que estamos pensando quando a gente não sabe como dizer. Não há nada mais normal do que associar musicas a momentos especiais em suas vidas. Ou será que ninguém nunca associou aquela musica tão bonita e romântica a um momento especial com um namorado, ou aquela musica esculhambada e bem festeira a uma festa imensa com a galera? Todos já fizeram algo desse tipo. Ou então aquela banda que se tornou uma de suas favoritas simplesmente por ter tocado em um momento chave, em que nada mais se encaixaria tão bem quanto aquilo? É impossível negar que coisas como essa acontecem, quer seja por obra do destino ou simplesmente porque alguém pensou naquela musica antes.
Não importa exatamente o estilo ou o rótulo que aquela musica tenha, pode ser tanto um xote da cangaia de jegue, um arrocha do bonde do maluco, um batida bem gangsta a lá Snoop Dogg ou um os acordes de uma banda mais alternativa como o Muse. O que importa, é que são essas musicas que vão estar eternamente ligadas a você, as coisas que você sentiu quando a ouviu em determinado momento, quer você conheça-a ou não, quer você seja capaz de encontrá-la ou passe semanas procurando um simples indicio do nome dela e não consiga, o que vai sempre importar é que de um jeito ou de outro, as palavras, ou simplesmente a melodia, daquela musica vão estar eternamente contigo.
Da mesma forma que podem marcar momentos mágicos de nossas vidas, essas mesmas musicas podem estar ligadas a momentos tristes das mesmas, quer seja nos ajudando a superá-los ou mesmo sendo repudiadas pelo resto de nossas vidas por terem ajudado a piorar. Erro mesmo é virar as costas para aquilo que você mais gosta, para suas bandas preferidas simplesmente porque alguém não gosta delas, pode ser seu melhor amigo(a) ou o amor de sua vida, mas nunca vale a pena deixar de ouvir algo para agradar outra pessoa. È Bom sim, manter seus ouvidos “disponíveis” para ouvir coisas novas, mas não se pode deixar que alguém imponha algo a você, especialmente no que diz respeito ao seu gosto, quer seja ele musical ou não. Simplesmente não vale a pena deixar nada de lado, quer seja seus sonhos, seus planos, ou simplesmente as coisas que você gostar de lado por alguém, por maior que seja o seu amor por ela.

0 comentários: